Por que será que todo mundo só gosta de Ladder?


Eu sempre me pergunto por que as pessoas viciam em programar o CLP em Ladder, quando geralmente o CLP que estão programando possue mais de uma linguagem.

O assunto é polêmico, e quase sempre acaba indo pro lado pessoal, mas verdade seja dita, cada linguagem atende a um propósito em especifíco. Não são raras as discussões em fóruns sobre o tema, aqui vai o meu post, em relação ao assunto e as possibilidades de programação dentro do ambiente da Siemens.


O pessoal bitola em Ladder ou acha que vai resolver todos os problemas em Lista.A grande sacada é variar, e principalmente usar conforme a necessidade.Bom, não tenho muito o que falar sobre outros PLCs que não sejam Siemens(S7-300/400). Mas quem quiser conversar, trocar umas idéias sobre as linguagens da 61131-3 no Step 7 é só mandar um post.

Ah, apesar de usar nomes diferentes, aqui vão as 5 linguagens da Siemens dentro da 61131-3

FBD (Diagrama de Blocos)
LAD (Ladder)
STL (Lista de instruções)
S7-Graph e SFC (são duas, mas no fundo é Graph 7)
SCL (Pascal ou texto estruturado)

Fora isso ainda tem CFC e HI-Graph (redes de Petri).

Ah, mas é bom lembrar, que no fundo no fundo essas linguagens são sempre front-end para lista de instruções.

Abraços,

Márcio Roberto

Publicado em CLP. 41 Comments »

41 Respostas to “Por que será que todo mundo só gosta de Ladder?”

  1. william Says:

    Olá colega ! Gostaria de saber se você tem algum material didático sobre tipos de linguagem de programação (FBD (Diagrama de Blocos)LAD (Ladder)STL (Lista de instruções)
    S7-Graph e SFC (são duas, mas no fundo é Graph 7)SCL (Pascal ou texto estruturado)CFC e HI-Graph (redes de Petri).
    se for possível me enviar agradeço.

  2. Márcio Roberto Says:

    William,

    O material didático que eu posso recomendar é o próprio material da Siemens, se você der uma olhada no www4.ad.siemens.de você vai encontrar muita coisa de qualidade. Se você não achar, me dá um toque que eu posto o link.

  3. André Says:

    Cara,

    procuro algum material de linguagem Ladder, se tiver alguma coisa poderia me passar?
    andrealexandre.jp@petrobras.com.br
    muito obrigado

  4. paulo fernando Says:

    ola marcio gostaria de saber a sua opniao sobre grafcet(sfc) para programaçao de plcs porque acho o ladder uma linguagem limitada e desconfortavel quando falamos sobre uma programaçao mais complexa de processos ?Achas que e mais vantagem programar em c++ ? obrigado marcio seu forum tem me ajudado muito esclarecer minhas duvidas que discuto em sala de aula na fatec senai goiania

  5. Márcio Roberto Says:

    Olá Paulo,

    Não sabe como me sinto recompensado em saber que posso estar ajudando alguém. Principalmente se for em discussões técnicas e para pessoas técnicas. Parece que é demagogia, mas não é.

    Em relação ao Grafset ou sua implementação através da SFC (Sequential Function Chart), eu concordo plenamente com você. O Ladder, assim como o FBD é uma linguagem de intertravamento. Evidentemente muitas pessoas fazem programas complexos nessas linguagens, porém na hora de dar manutenção nesses códigos é que a coisa complica.

    As linguagens Grafset/SFC são muito práticas para implementar processos sequenciais, de forma gráfica e intuitiva. Até mesmo o aprendizado é muito intuitivo. Eu sei de relatos que pessoas desenham o diagrama em grafset, e depois implementam o mesmo em ladder. É muito trabalho, pois vários PLC’s tem essa linguagem embutida, inclusive ela faz parte da IEC61131-3.

    Em relação a C++ eu gosto dessa linguagem, porém sabe que é mais complicado o seu uso, até por que é necessário além de conhecer a sintaxe (que é muito semelhante o velho e bom C) ter um certo domínio de orientação a objeto, o que na área de automação (com PLC’s) muito difícil de encontrar. Acho que o C++ será sempre mais restrito a sistemas baseados em microcontroladores, isso quando o sistema possuir bastante memória, já que só para implementar a STL (Standard Template Library) do C++ vai uma boa memória.

    Eu comecei a mexer com JAVA e em relação à programação OO eu gostei mais. Pena que não existem tantos sistemas embutidos com JAVA quanto C/C++. Existe o J2ME (Java Micro Edition), porém essa plataforma foi uma grande decepção para mim.

    Em tempo, comecei a estudar CFC (Continuous Function Chart) que é bem legal também, inclusive já está sendo utilizada como padrão para documentação de lógicas pela Petrobrás.

    Abraços,

    Márcio Roberto

  6. Rogério martins de souza Says:

    Márcio, como posso identificar rapidamente os endereços indexados, ou seja, se tenho um endereço no STAT da vida, como posso identificá-lo rapidamente através da referência ou por outro caminho?

  7. Helio Bispo Says:

    Cara, procuro com frequência algum site que me ajudará a entender a linguagem STL e as suas instruções, pois sei que principalmente na area de CNCs ela é fundamental devido aos seus recursos. Se você souber de algo, ficarei super agradecido.

  8. Márcio Roberto Says:

    Rogério,

    Não é possível que a referência cruzada descubra se o endereço está ou não sendo acessado de forma indexada. Justamente pelo fato do endereçamento ser mutante, podendo apontar para qualquer área do PLC.

    Porém para endereçamento não indexado, você pode usar o “Go To Location” que é excelente.

  9. Márcio Roberto Says:

    Hélio,

    Fique tranquilo. Logo, logo eu vou postar algo sobre as 5 linguagens, mas por enquanto só posso sugerir os documentos da Siemens (www4.ad.siemens.de) em inglês. Ou então uma busca rápida no google.

  10. phillipe Says:

    Oi gostaria de saber se vc tem algum material didatico sobre ladder, ou seja algum circuito com uns tres comandos..
    Desde ja agradeço
    Phillipe

  11. Márcio Roberto Says:

    Phillipe,

    Fica tranquilo que sobrando um tempo eu vou escrever algo sobre as 5 linguagens da norma IEC61131-3.

  12. ADELSON Says:

    gostaria de saber se alquem sabe me informar como e onde posso encontrar material que eu possa a aprender a programar em linguagem de programação ladder.

  13. Lucas Says:

    Marcio,

    estou precisando de um material que detalhe um pouco mais sobre a sub-rotina de contagem rápida da linguagem Ladder(Step 7-Micro/Win). Se vc tiver algum material e possa me fornecer ficarei grato.

  14. Márcio Roberto Says:

    Lucas,

    Vou ficar devendo, pois nunca usei contagem rápida no STEP7. Porém existem CPUS que já vem com entrada de contagem rápida incorporada e módulos para isso. Dá uma olhada no site www4.ad.siemens.de.

  15. Manoel Machado Says:

    Olá Márcio,
    quanto à questão inicial, creio que a linguagem Ladder esteja muito mais próximas dos relés e nossos técnicos náo têm a formação básica necessária para outras linguagens. Muitas empresas não perceberam ainda que vale muito mais investir em treinamento do corpo técnico. É uma dificuldade para conseguir a aprovação de um curso que, em geral, são caros.

  16. Manoel Machado Says:

    Boa tarde Márcio,
    fiz alguns comentários no seu Blog mas não foram apresentados, embora o sistema tenha acusado envio do post.

    Você sabe de algum recurso do Wincc v6 + SP4 que permita gerar m bit de status para os PLC’s ligados ao supervisório? Existe um controle do Wincc que gera uma tabela de status com várias outras informações, gostaria de utilizar apenas a informação (bit) de estado ( On or Off line sem utilizar o PLC).

  17. Adriana Says:

    Olá! Eu estudei a linguagem Ladder e sei que existem as demais, mas nunca as aprendi. Atualmente, preciso saber pelo menos um pouco de lista de instruções, pois o CLP que irei fazer meu TCC parece que tem só essa linguagem. Aliás, me sinto um macaco apertando botões, pois até agora não descobri como programa ele!
    É um modelo antigo (14 anos) e o programa é em DOS.
    Qualquer ajuda sobre como programar com listra de instruções, agradeço muito!

  18. Cristiano Says:

    Pelo que ví vocÊ só trabalha com a linha simatic. Mesmo assim vale o post. Estou tendo problemas em programar o WEG TPW3. Se algun visitante, ou você tiverem dicas, elas serão bem vinas.
    E-mail: steffens.bola@gmail.com ou cs0065862@setrem.com.br.

  19. cassio Says:

    pessoal quem tiver algum material destes relacionados a baixo por favor me enviem
    principalmente se form SCL (Pascal ou texto estruturado)
    FBD (Diagrama de Blocos)
    LAD (Ladder)
    STL (Lista de instruções)
    S7-Graph e SFC (são duas, mas no fundo é Graph 7)
    SCL (Pascal ou texto estruturado)

    Fora isso ainda tem CFC e HI-Graph (redes de Petri).

  20. cassio Says:

    pessoal quem tiver algum material destes relacionados a baixo por favor me enviem
    principalmente se form SCL (Pascal ou texto estruturado)
    FBD (Diagrama de Blocos)
    LAD (Ladder)
    STL (Lista de instruções)
    S7-Graph e SFC (são duas, mas no fundo é Graph 7)
    SCL (Pascal ou texto estruturado)

    Fora isso ainda tem CFC e HI-Graph (redes de Petri)

    cassio.nislei@gmail.com

  21. Carlos Eduardo Pichler Says:

    Outro Software interessante para programação em várias linguagens integradas, é o da Moeller, mas ainda não estou conheçendo muito de linguagens diferentes de Ladder, se puderem me ajudar mandando algum mateiral sobre outras linguagens eu agradeço!!

    carlos@startupautomacao.com.br

  22. Márcio Roberto Says:

    Então Manoel,

    Mas é ai que reside o paradigma, pois atualmente o CLP engloba outros escopos que os relés abrangiam, logo essa linguagem de relés deixa lacunas e por tabela pode ser que o Ladder também deixe. E é ai que o profissional que trabalha com CLP tem que se atualizar e até mesmo mudar a forma de pensar.

    Abraços,

    Márcio Roberto

  23. Hermans Rolim Says:

    Olá Pessoal,

    Voltando ao tópico, acredito que a preferência geral por ladder seja uma questão cultural e de formação profissional.

    É uma questão cultural pelo fato de que os primeiros PLCs que chegaram no país eram programados com linguagens tipo STL ou ladder. Obviamente ladder era mais fácil para as pessoas que estavam migrando dos diagramas elétricos para um novo conceito de sistema de controle. Os integradores de sistemas criaram montanhas de lógicas em ladder, e os técnicos de seus clientes foram treinados e deram manutenção nessas lógicas por vários anos. Assim o ladder foi sendo dominado e se firmou nas empresas como a linguagem mais fácil.

    Nas industrias onde o forte é a instrumentação e os SDCDs são predominantes,a cultura é o uso as linguagens do tipo CFC e FBD. Os técnicos preferem ver os diagramas lógicos em papel, no formato ISA, do que consultar a listagem em ladder.

    Nas escolas técnicas, em geral, as disciplinas de automação aproveitam o gancho das disciplinas de eletrotécnica e usam o ladder pela facilidade de analogia. Mesmo nos cursos de nível superior, a coisa não é muito diferente. Geralmente se dá muita enfase às disciplinas de controle de malhas analógicas, e o controle discreto fica em segundo plano, e se utiliza o ladder para estudo, por ser “mais facil”.

    O fato é que no Brasil, as escolas e as industrias sempre andam atrasadas em relação às novidades do mercado, tanto na tecnologia quanto no conhecimento necessário para usá-la. A IEC1131 já está bem definida, mas para se programar todas as linguagens com fluência é preciso ter noções de coisas como: compilação, programação linear e programação estruturada, tipificação de dados, regras de escopo de variáveis, programação orientada a objeto, sequenciadores, diagramas de estado, adequação da linguagem ao problema, etc.

    Sendo assim, enquanto o nível da formação dos nosso profissionais não for melhorado, acho que não teremos uma grande difusão das demais linguagens. Deveremos contar com a disseminação através dos novos projetos realizados pelos integradores e pelas esforços isolados de técnicos e engenheiros que já trabalham nas industrias.

  24. Bruno Says:

    Boa Tarde Marcio,
    Eu gostaria de saber mais sobre a linguagem SCL, como em apostilas da siemens diz que esta é uma linguagem de alto nivel, mas eu queria saber sobre seu ponto de vista quais são sa vantagem sobre o ladder.
    Eu estou em treinamento para Olimpiada do Conhecimento em Eletricidade Industrial e preciso de uma linguagem de programação muito eficaz, pq so vou ter apenas uma tentativa para fazer o processo funcionar e o tempo é muito curto, e com o Ladder ta meio complicado .

  25. Radamés Giovanni Duarte Says:

    Olá Márcio!
    Gostária de saber como consseguir matérial de datico sobre step7 e 5 para poder entender como funciona, sou iniciante.

    Obrigado

  26. Raimundo R Brito Says:

    caro colegas vocês da treinamentos de CLP, eu gostaria de
    estar participando de um treinamento. liga pramim
    (11) 98977892 Ray Obrigado,,,

  27. Hudson Orsine Assumpção Says:

    Olá!

    Sou estudante de Sistemas de Informação e me sinto meio desconfortável em ter que estudar a linguagem Ladder para poder implementar algo em minha monografia (que ainda estou para definir um tema, muito provavelmente algo ligado à clp), gostaria de saber como posso implementar as funções de um clp usando linguagens mais fáceis (ao menos para mim) como C++ e Java, existem bibliotecas prontas para isso?? Andei procurando na internet, mas não achei nada muito proveitoso!

    Obrigado

  28. SILVERIO Says:

    OLA SRS.
    GOSTARIA DE SABER SE EXISTI ALGUM SOFTWARE QUE FAÇA A CONVERSÃO DA LINGUAGEM LADDER PARA O C.
    E VICE VERSA..

    DESDE JA FICO GRATO.

  29. Matias Says:

    Marcio,

    Gostaria de perdir=lhe uma dica quanto a um problema que venho enfrentando.

    Estou precisando desenvolver um bloco que gere uma onda retangular de frequência definida(precisa). Está frequência deverá variar com um sinal de entrada, ou seja, p ex. se tiver 1 na entrada o sinal será de XHz se tiver 10 o sinal será de 10X Hz. Fiz isto utilizando um timer em cascata com um outro timer PEXT. O problema é que não consegui a precisão desejada.

    Se puderes me ajudar desde já agradeço.

  30. Gilmar Martins Says:

    Bom dia Márcio,

    Eu ia te perguntar algo sobre o S7, mais já percebi que no site da Siemens tem todo o material de apoio, valew.

    Parabéns por nos ajudar com nossas duvidas sobre CLP’s,

    Sucesso!!!

  31. João Henrique Says:

    Olá Márcio, estou precisando de um material para trabalho escolar comparativo entre as linguagens de programação STL (ou IL) e ladder. Se puder enviar para mim, será muito útil. Desde já agradeço,
    João Henrique

  32. Eliezer Ortega Says:

    Gostei muito dos comentários feito nesta página, fiquei muito satisfeito e também gostaria de participar do assunto proposto.
    Sou técnico em eletrônica, e também gostaria de ter informação de como programar o clp siemens (s7-200 e s7-300), para fazer uso de um cartão analógico.
    Eu, tendo alguma informação de coisas diferentes do uso geral, também colaboro com a página.

  33. daniel Says:

    caro amigo, voce tem conhecimento de algum site com qual eu poderia esta ganhando um maior conhecimento sobre o ladder ou talvez ate praticar? tenhu um pequeno problemas as vezes em meus trabalhos praticos , entao estou querendo estudar bastante para a realizaçao de minha prova nessa sexta-feira, desde ja agradeço ….

  34. Watson Says:

    Na minha opinião, ladder é preferência por ser o que mais se aproxima da forma como vemos o circuito elétrico. Diagrama em blocos e instruções não têm interfaces muito amigáveis.

  35. Marcelo Naimaier Says:

    Olá, trabalho com programação de clp’s e utilizo normalmente a mistura de ladder, FBD e STL. Como vocês fazem otimização de programação para reduzir ciclo de scan do CLP? Vejo que seu foco mais é siemens, e utilizo quase que sempre clp’s da telemecanique. Se puder ajudar agradeço.

  36. Felipe Rodrigues Says:

    Olá!

    O Ladder é uma linguagem extremamente amigável para os profissionais de elétrica, que já estão acostumados a analisar circuitos. Recomendo para programas simples.

    Para programas complexos recomendo utilizar a linguagem SFC, pois para análise, nos permite verificar passo a passo como funciona a máquina.

    Dependendo do PLC utilizado, é possível criar vários programas em paralelo, cada um com sua velocidade de varredura e com a sua linguagem de programação e utilizar variáveis para linkar os programas. A vantagem é que é possível transformar um programa grande e complexo em vários programas mais amigáveis. É o caso do MOVI-PLC.

    No link abaixo é possível fazer o download de manuais e de software de programação (tudo grátis e sem trava):

    http://www.sew-eurodrive.com/support/documentation_result.php?gruppen_id=E61&img=1502233356

    Recomendo o manual MOVI-PLC programming with PLC Editor que tem vários exemplos.

    O software de programação é o Movitools Motion Studio.

    Sds, Felipe.

    • ismael Says:

      ola felipe trabalho em uma empresa que tenho aceso ao movi plc aos softs e a todo material da sew ,tenho ate eles instalados em meu micro mas nao consigo começar a progamar .
      tenho conhecimento em progamaçao em ladder
      se voçe tem algo para me ajudar , agrtadeço pois começar é complicado
      sou eletrotecnico e trabalho na area a 6 anos
      imail . ismaelsimao10@hotmail.com

  37. JOSÉ VERAS Says:

    BOA NOITE,MARIO.
    GOSTARIA SE VC PODER MANDE UM MATERIAL COMO ,PROGRAMAR UM “PID” NAS LIGUAGENS MENCIONADA POR VC UM ABRAÇO.

  38. Moisés Alves Says:

    Alguem conhece o software da beckhoff (TwinCat) Estou precisando de material didatico ugente sobre este produto, se alguem poder ajudar-me.
    desde já estou no aguardo.

    Att: Moises

  39. esli junior Says:

    cara to prescisando de umas apostilas ou livros quero muito programar em texto estruturado.

  40. carla Says:

    ola boa noite .teria como vc me ensinar a linguagem lader,pois sou eletricista ,e preciso muito aprender …algo facil e eficiente ..muito obrigado amigo ,fique com deus


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

